Conservação dos ecossistemas



Devemos lutar pela preservação das florestas, porque elas se constituem um ecossistema de maior biodiversidade existente no planeta. É preciso que façamos algumas coisas concretas em favor das floresta; desenvolver atitudes corretas, com ações unidas às intenções ao bem da natureza. É uma questão de sobrevivência, para todos nós seres humanos, preservar as florestas. Somos nós que precisamos delas para nossa vida e não elas que dependem de nós! As florestas nos conferem enormes benefícios além dos vegetais produzirem beleza, riqueza e a alimentação que precisamos.

Podemos ajudar a preservar as matas de muitas formas, plantando uma árvore, por exemplo. Porém, a maior contribuição que devemos dar à natureza é estudá-la para compreendê-la, tomarmos consciência de sua importância no equilíbrio ecológico do planeta e socializar esta compreensão com os nossos semelhantes na forma de ensinamentos, de sensibilização e nas atitudes corretas em prol das árvores, dos arbustos, das herbáceas, etc. Devemos aprender e ensinar, enquanto aprendemos, que as plantas são extremamente necessárias à nossa sobrevivência, além de trazerem muitos benefícios para nós, para uma imensa multidão de animais e para o ambiente em geral, tais como:

    * fornecem abrigo e alimento para os animais;
    * amenizam a temperatura ao umedecer o ar;
    * controlam a poluição ao reciclar o ar;
    * evitam a erosão ao propiciar a infiltração das águas da chuva no solo;
    * diminuem a poluição sonora;
    * criam barreiras contra o vento, evitando a erosão eólica;
    * permitem a preservação de muitos insetos, com o fornecimento do néctar de suas flores;
    * embelezam a natureza com suas flores, que encantam a todos nós com os seus aromas e extraordinária beleza.

Podemos tomar atitudes práticas de preservação ao aprendermos a aprender sobre as florestas e, ao mesmo tempo, ensinarmos as pessoas, colegas, família, etc. a:

    * tomarem atitudes corretas para evitar a destruição das espécies vegetais;
    * plantarem uma árvore, colaborando com a arborização;
    * fazerem visitas, a ecossistemas variados, como Jardins Botânicos, Parques e Reservas, Campos, Cerrados Florestas, etc.; não só de lazer, mas também de estudos para conhecimento, compreensão e conscientização acerca da importância, para continuidade da nossa existência, a preservação desses santuários da vida. Uma floresta nos revela:
    * um grande número de espécies diferentes;
    * um ecossistema com a maior biodiversidade do planeta;
    * e adaptações que permitem a sobrevivência dos animais;

Devemos ressaltar que há um erro, que se tornou clássico, de admitir a floresta como sendo o "pulmão do planeta". Devemos dizer que isto não é verdade, porque apesar da fantástica produção de oxigênio, o consumo desse gás na respiração dos próprios vegetais é, também, extraordinariamente grande. Na realidade, produção e consumo praticamente se igualam. O grande papel da florestas tropicais, isto sim é verdadeiro, é o de impedir a livre evaporação da água do solo protegendo-o da desidratação e consequentemente desertificação.

Há uma outra lenda consagrada de que o solo da floresta é rico. Ora, a fantástica biomassa vegetal presente na floresta nada mais é do que o resultado da transferência de materiais do solo e do ar que permanecem "estacionados", já que a maioria das espécies tem vida longa e a perda de flores é irrisória.

Uma floresta não é só um aglomerado de árvores. Uma floresta é um conjunto de espécies de animais e vegetais que se relacionam entre si e com os fatores do ambiente. Uma floresta ou qualquer outro conjunto formado por seres vivos que se relacionam entre si e com os fatores do ambiente constitui o que se denomina de ecossistema. Numa floresta há os fatores abióticos e bióticos, que formam o ecossistema. Então podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de seres vivos, animais e vegetais que se constituem nos fatores bióticos e seres brutos, não vivos, como ar, luz, temperatura, sais minerais, etc, fatores abióticos. Na florestas há espécies raras de vegetais e de animais. As folhagens de uma floresta atuam como um filtro, o que podemos constatar à medida que vamos adentrando nela, ao perceber que a claridade do sol vai diminuindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário