História do Parque Zoológico de São Paulo


O Parque Zoológico de São Paulo, também chamado de Zoo de São Paulo , foi criado em 1957 a partir de uma instrução feita pelo então governador Jânio Quadros  ao Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sr. Emílio Varoli.
Os primeiros animais exóticos a serem trazidos para o Zoo foram adquiridos em Manaus . Eram eles : leões, ursos , camelos e elefantes.
A data para a inauguração do |Zoo estava prevista para Janeiro de 1958, mais devido as fortes chuvas daquele ano, foi então oficialmente inaugurado no dia 16 de março .
Quando foi inaugurado o parque possuia 482 animais , dentre eles : 9 veados, 2 onças pintadas e 1 onça preta, 3 jaguatiricas, 2 gatos do mato, 1 urso, 23 papagaios e o Rinoceronte Cacareco , que ficou famoso pelo episódio de ter sido eleito vereador nas eleições de outubro de 1958 .
No início os ingressos não eram cobrados, mais a partir criação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1959, os ingressos passaram a ser cobrados.
O Zôo de São Paulo tornou-se a primeira instituição brasileira a propor e participar em diversos programas de recuperação de espécies brasileiras seriamente ameaçadas de extinção, tais como os micos-leão, os pequenos felídeos neotropicais, arara-azul-de-lear e ararinhas-azuis, bisão europeu, cachorro do mato vinagre, condor, o unico leopardo das neves do Brasil, urso de óculos.
Desde 1994 o Zoológico de São Paulo é reconhecido pelo Guinness Book como o maior zoológico do Brasil. Nesse mesmo ano, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo foi classificada na categoria "E", a mais alta, junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para entidades de manejo ambiental e preservação de espécies.
Em maio de 2001, a área anexa ao zoológico e que era ocupada pela empresa "Simba Safari" foi reincorporada à Fundação Parque Zoológico de São Paulo, sendo reaberta ao público como "Zôo Safári" em 5 de junho desse mesmo ano, proporcionando passeios por entre trilhas, onde se pode ver os animais na mata, ou de carro por entre animais soltos.
Ocupando uma área de 824.529 m², em sua maior parte coberta por Mata Atlântica, o parque abriga as nascentes do histórico riacho Ipiranga cujas águas formam vários lagos que acolhem exemplares de aves de várias espécies exóticas, nativas, além de aves migratórias.
Possui em exibição mais de 3.200 animais, de 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos de exposição e terrários semelhantes ao habitat natural. São encontrados exemplares de espécies bastante raras, como: rinoceronte-branco, ararinha-azul, arara-azul-de-lear,mico-leão e outros.
O zoológico de São Paulo promove ao público uma possibilidade de conscientização sobre a variedade e diversidade das formas de vida sobre a Terra.
Mapa do Zoo




Zoológico - visto a satélite

Nenhum comentário:

Postar um comentário