Fauna Brasileira

O Brasil tem uma fauna muito rica e algumas de suas espécies não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, como o peixe-boi, o boto-rosa e a arara-azul-de-lear. Estima-se que existam no país mais de 11 mil espécies de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes), mais de 30 milhões de espécies de insetos e cerca de 30 mil espécies de outros invertebrados.
Na América do Sul, o Brasil tem a maior diversidade de aves. O país também abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra.
Apesar de toda essa riqueza, há no país um número relativamente pequeno de animais de cada espécie e muitas delas estão desaparecendo muito rapidamente. Um dos principais motivos é a atuação do homem e sua busca pelo desenvolvimento a qualquer custo. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que degradam ambientes naturais e reduzem o número de habitats para as espécies.
Todas as espécies têm grande importância para os ecossistemas. Se uma delas entra em extinção, pode haver graves desequilíbrios no meio ambiente.

Mico-leão-dourado
Um dos animais mais conhecidos no Brasil e que corre risco de extinção é o mico-leão-dourado. Natural da Mata Atlântica, ele habita florestas do Rio de Janeiro. Trata-se de um bicho curioso e brigão, que vive nas copas das árvores e come frutos, néctar e flores. A redução da espécie tem sido causada por desmatamento, caça e comercialização. Alguns grupos estão protegidos na Reserva Biológica de Poço das Antas, no Rio. Visite o site da Associação Mico-Leão-Dourado






PEIXE-BOI MARINHOO peixe-boi marinho é um mamífero aquático que pode ser encontrado am águas salgadas (mares e oceanos) ou doces (rios).  O peixe-boi marinho habita, principalmente, as águas do Oceano Atlântico, próximo as costas dos Estados Unidos, México, América Central (ilhas do Caribe) e litoral norte do Brasil. - Os peixes-bois marinhos são enormes, podem chegar a 700 quilos e 4 metros de comprimento. 
PEIXE-BOI DA AMAZÔNIA Há também uma espécie de água doce, o peixe-boi da amazônia, encontrado principalmente na bacia do rio Amazonas. Já o peixe-boi da amazônia é de menor porte, podendo chegar a 3 metros de comprimento e 500 quilos de peso.  O corpo é de cor cinza escuro e seu couro é grosso e resistente. Possuem uma mancha branca na região do ventre. Assim como o marinho, o peixe-boi da amazônia é herbívoro e, portanto, alimenta-se de plantas encontradas dentro e nas margens dos rios. 



O lobo-guará (do tupi agoa'rá, "pêlo de penugem";nome científico: Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo nativo da América do Sul. A sua distribuição geográfica estende-se pelo sul do Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia a leste dos Andes, estando extinto no Uruguai e talvez na Argentina, e é considerado uma espécie ameaçada. Lobo-guará é resgatado



Nenhum comentário:

Postar um comentário